"Foram anos de crença, esses anos rebeldes. Acreditava-se no homem e no mundo, no marxismo e na psicanálise, na política e na moral e tinha-se fé na Revolção que ia mudar o país, a terra e a humanidade. Foram anos generosos. Por isso, revivê-los hoje é quase uma obrigação, além de necessidade histórica."
Zuenir Ventura

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Glossário!!!

Acesso:
Possibilidade de consultar a documentos e informações. Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)



Arquivo
Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Autenticação:
Atestação de que um documento é verdadeiro ou de que uma cópia reproduz fielmente o original, de acordo com as normas legais de validação. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Autor:
Designação genérica para quem cria ou elabora um documento. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Cópia autenticada:
Cópia exata que, conferida à vista do original por autoridade competente, possui fé pública. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Descrição
Conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Diplomática:
Por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial.(Belloto)


Espécie documental.
Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. (Bellotto)


Formato:
Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Gênero documental:
Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso(1), como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Grau de sigilo:
Gradação de sigilo atribuída a um documento em razão da natureza de seu conteúdo e com o
objetivo de limitar sua divulgação a quem tenha necessidade de conhecê-lo. (Dicionário Brasilieiro de Terminologia Arquivística)


Item documental:
1 Menor unidade documental, intelectualmente indivisível, integrante de dossiês ou processos.
2 Unidade documental fisicamente indivisível. Também chamada peça. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)



Manuscrito:
Texto escrito à mão. Termo que, utilizado genericamente, engloba textos datilografados e digitados.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)
 
Tipologia:
É a ampliação da diplomática em direção à genêse documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.(Belloto)

2 comentários:

  1. Este post virou um texto fixo.
    Confira no final da página do blog. =)

    ResponderExcluir
  2. Garotos, complementem o glossário de vocês. Está muito insipiente. O que é Documento de Arquivo? Coloquem conceitos fundamentais da arquivística e também explorem conceitos relacionados ao tema de vocês, no caso ditadura.
    ;)

    ResponderExcluir