"Foram anos de crença, esses anos rebeldes. Acreditava-se no homem e no mundo, no marxismo e na psicanálise, na política e na moral e tinha-se fé na Revolção que ia mudar o país, a terra e a humanidade. Foram anos generosos. Por isso, revivê-los hoje é quase uma obrigação, além de necessidade histórica."
Zuenir Ventura

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atividade 1

A)O que é diplomática?

•Pesquisa na biblioteca:

“Testemunho escrito e redigido segundo uma forma determinada, variável em relação ao lugar, à época, à pessoa e ao tema, sobre um fato de natureza jurídica.” (Sickel)

“Testemunho escrito de um fato de natureza jurídica, redigido de modo a observa certas formas estabelecidas, as quais se destinam a dar-lhe fé e força probatória.” (Paoli)

“Concentra-se na gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos com seu criador e o seu próprio conteúdo, a fim de identificar, avaliar e demonstras sua verdadeira natureza.” (Duranti)

“O registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, o qual, por sua vez, é consequência do fato administrativo ou jurídico.” (Bellotto)

“Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.” (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística)

“É um corpo de conceitos e métodos, originalmente desenvolvidos nos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de provar a fidedignidade e a autenticidade dos documentos.” (Duranti e MacNeil)

•Pesquisa na internet:

A diplomática é a ciência que estuda os actos escritos tendo em vista determinar a sua autenticidade, a sua integridade, e a data da sua emissão. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diplom%C3%A1tica)

A diplomática é o conjunto de saberes e técnicas empregadas para validar e dar legitimidade aos documentos de nobreza e títulos de propriedade. (http://arquivobrasil.org/Arquivologia.html)

•Na sala

O professor utilizou como exemplo para diplomática os seguintes objetos: Arganel, Formulário, CD-ROM, caneta, cartão, medalha, preservativo e programação.


B)O que é tipologia?

•Pesquisa na biblioteca:

“É a ampliação da diplomática na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora e acumuladora.” (Bellotto)

“Os arquivos são o espelho da sociedade que os constitui, os conserva e os explora para fins administrativos, culturais, patrimoniais ou de investigação. Esta simples frase parece-nos estar no centro de toda a tipologia arquivística.” (Rousseau e Couture)

“Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à forma diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.” (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística)

•Pesquisa na internet:

“Tipologia Documental é o estudo que tem por objeto os tipos documentais, entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo ou técnica de registro.”
(http://www.fortium.com.br/blog/material/Conceitos.de.Tipologias.Documentais.doc)

•Na sala:

Analisando os objetos que o professor trouxe e analisando a função para qual foram criados teremos: Arganel para graduação em escoterismo; Formulário de freqüência dos alunos, CD-ROM do software Office 97, caneta para fins publicitários, cartão de visita, medalha de prata de premiação em campeonato de xadrez, preservativo de campanha publicitária, programação de Festival de museus.

C)Porque é importante estudar diplomática e tipologia na arquivologia?

A importância tanto da diplomática como da tipologia documental na arquivologia reside no fato que a diplomática contemporânea vem sendo utilizada para a construção de metodologias em arquivística. Nesta nova perspectiva temos a tipologia documental que, com fundamento na diplomática, possibilitou a implementação de um processo de normalização de parâmetros metodológicos para compreender e tratar o documento de arquivo. Demonstrando, desta forma, a efetiva contribuição desta disciplina para a arquivística.
( Com base no texto Diplomática Contemporânea de Ana Célia Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário