"Foram anos de crença, esses anos rebeldes. Acreditava-se no homem e no mundo, no marxismo e na psicanálise, na política e na moral e tinha-se fé na Revolção que ia mudar o país, a terra e a humanidade. Foram anos generosos. Por isso, revivê-los hoje é quase uma obrigação, além de necessidade histórica."
Zuenir Ventura

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Manual para utilização do formulário de descrição.

1. Características Internas


Custódia: entidade detentora do direito de guarda da documentação

Fundo: Entidade que acumulou a documentação no âmbito de execução de suas funções e atividades

Proveniência: Indicação da entidade produtora de documento

Procedência: Entidade remetente da documentação, origem mais imediata do arquivo

Interessado: a pessoa ou entidade que se remete o documento.

Data tópica: identificação do local de produção

Data de produção: Identificação da data em que foi produzida a documentação – data limite que foi produzida a documentação

Legislação: Norma ou conjunto de normas a qual se submete a documentação

Função administrativa: Função administrativa que deu origem o documento ou que ele foi criado para desempenhar.

Conteúdo: descrição do documento

Número de página: quantidade de páginas que compõe o documento

Condições de Acesso: Informar qual o nível de sigilo do documento. Quem pode ter acesso ao documento.


2. Caracterização do documento:


Sinais de validação: Símbolos e signos especiais que individualizam e validam o documento

Suporte: Identificação do material físico em que o documento foi produzido

Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento

Gênero: Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso.

Tipo Documental: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro

Número de protocolo/registro: Instrumento de controle de entrada de documentos num arquivo


3. Dados de arquivamento


Vigência administrativa: Tempo necessário para se manter a documentação junto a administração.
Ordenação da série: Forma lógica utilizada para ordenação dos documentos na série documental

Destinação: Destinação final do documento, eliminação ou guarda permanente.

Pontos de acesso ou indexação de assuntos: Informar palavras chaves do documento para recuperação da informação.



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